Temapsicanálise

II Colóquio do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC)

Sexta, 4 de agosto de 2017

Auditório Leme Lopes - IPUB (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Tema apresentado: Impasses na clínica psicanalítica

Saiba mais

Colóquio internacional: A dimensão traumática do adoecimento e a experiência do cuidado em psicanálise: clínica e pesquisa

10 e 11 de abril 2017

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Auditório Carolina Bori (Bloco G), São Paulo, SP

Evento no Instituto de Psicologia da USP convida Prof. Karl-Leo Schwering (Universidade Paris XIII).

Saiba mais

Curso de Extensão: As Diversas Faces da Violência

De 11 de março a 13 de maio 2017

PUC-Rio Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Deparamo-nos com o tema violência todos os dias, direta ou indiretamente. Notícias, estatísticas, análises acadêmicas, experiências pessoais demandam que nos posicionemos sobre o que seja violência e quanto ao modo de lidar com ela. No entanto, haveria um elemento comum a unir essas diferentes situações que nos acossam diuturnamente? De que modo as experiências de violência incidem sobre a constituição subjetiva? Existiria uma definição capaz de abarcar esse conjunto de experiências com as quais lidamos todos os dias? O curso de extensão que propomos tem por objetivo partir dessas questões, mostrando seus limites, analisando temas e fragmentos de casos que não apenas se fazem atuais para todos, mas que, em particular, compõem o cotidiano da interface entre psicologia e sistema judicial.

Saiba mais

21º Encontro Brasileiro do Campo Freudiano

De 25 a 27 de novembro de 2016

Maksoud Plaza Hotel, São Paulo, SP

O sujeito não se constitui de forma definitiva, ele se redefine a cada momento. É isso que Lacan enfatiza com o termo estádio para se referir à experiência do humano com sua imagem. A constituição do sujeito não se resume a estágios a serem concluídos e ultrapassados. Sendo assim, na tentativa de dar conta de sua existência, estúpida e inefável, o homem coloca a céu aberto o imponderável do desejo em sua “insondável decisão do ser”. Nas constantes modificações, adaptações e reedições, há, no entanto, algo do gozo que permanece como marca indelével.
Rômulo Ferreira da Silva

Veja mais sobre o evento no site http://www.encontrobrasileiro2016.org/

Compre livros de Sigmund Freud na Estante Virtual.

Racismo, Capitalismo e Subjetividade: leituras psicanalíticas e filosóficas

Quarta, 26 de outubro de 2016

Faculdade de Educação da UFF, Niteroi, RJ

O lV Ciclo Internacional de Conferência e Debates será dedicado a discutir as manifestações inconscientes e efeitos das diversas formas de discriminação, destacando-se o racismo, nos âmbitos intrapsíquico, intersubjetivo e social, através de leituras psicanalíticas e filosóficas em interação com análises que englobem o fenômeno político do capitalismo.

Saiba mais