Temasexualidade e gênero

13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 

O 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM) – um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres – acontecerá conjuntamente ao Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG)  entre 30 de julho e 4 de agosto de 2017 em Florianópolis, SC, Brasil, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Saiba mais

Jornada Mulheres em Ação

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) está discutindo durante o mês de março diversos assuntos emergentes na sociedade em relação ao feminino, com a Jornada “Mulheres em Ação: Diversidade de Gênero, Violências e Direitos Humanos”. Estão sendo debatidos temas como discriminação de gênero, autonomia sobre o próprio corpo, cultura do estupro, transexualidade, travestilidade, homossexualidade, mulheres nas relações de trabalho, violência de Estado e políticas públicas.

Saiba mais

III Seminário Violências contra a Mulher e Políticas Públicas

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro convida todas (os) as (os) psicólogas (os), estudantes e profissionais interessadas (os) para participar da 3ª edição do Seminário Violências contra a Mulher e Políticas Públicas.

Saiba mais

VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero

O VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.  O tema deste será ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e possibilidade de nos (re)inventarmos.

Saiba mais

XII Encontro Clio-Psyché – Saberes ‘psi’: outros sujeitos, outras histórias

Enquanto empreendimentos pertencentes às Ciências Humanas, os saberes psi se construíram eminentemente como uma ciência masculina, ocidental, europeia-estadunidense, branca e burguesa. Assim, tomando o Homem como norma, seja no que tange ao sujeito do conhecimento (personagens históricos celebrados na disciplina), seja no que diz respeito ao seu objeto, a ciência psicológica permaneceu comumente presa a este Homem-norma, tendo relativo embaraço em contemplar os sujeitos que estavam fora dessa norma.

Saiba mais