Temasexualidade e gênero

13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 

De 30 de julho a 4 de agosto de 2017

UFSC, Florianópolis, SC

O 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM) – um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres – acontecerá conjuntamente ao Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG)  entre 30 de julho e 4 de agosto de 2017 em Florianópolis, SC, Brasil, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Saiba mais

Jornada Mulheres em Ação

Sábado, 25 de março de 2017

Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Curitiba, PR

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) está discutindo durante o mês de março diversos assuntos emergentes na sociedade em relação ao feminino, com a Jornada “Mulheres em Ação: Diversidade de Gênero, Violências e Direitos Humanos”. Estão sendo debatidos temas como discriminação de gênero, autonomia sobre o próprio corpo, cultura do estupro, transexualidade, travestilidade, homossexualidade, mulheres nas relações de trabalho, violência de Estado e políticas públicas.

Saiba mais

III Seminário Violências contra a Mulher e Políticas Públicas

Quarta, 22 de março de 2017

Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, RJ

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro convida todas (os) as (os) psicólogas (os), estudantes e profissionais interessadas (os) para participar da 3ª edição do Seminário Violências contra a Mulher e Políticas Públicas.

Saiba mais

VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero

23 a 25 de novembro de 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

O VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da ABEH será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.  O tema deste será ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e possibilidade de nos (re)inventarmos.

Saiba mais

XII Encontro Clio-Psyché – Saberes ‘psi’: outros sujeitos, outras histórias

De 9 a 11 de novembro de 2016

UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Enquanto empreendimentos pertencentes às Ciências Humanas, os saberes psi se construíram eminentemente como uma ciência masculina, ocidental, europeia-estadunidense, branca e burguesa. Assim, tomando o Homem como norma, seja no que tange ao sujeito do conhecimento (personagens históricos celebrados na disciplina), seja no que diz respeito ao seu objeto, a ciência psicológica permaneceu comumente presa a este Homem-norma, tendo relativo embaraço em contemplar os sujeitos que estavam fora dessa norma.

Saiba mais