de 26 a 28 de outubro de 2017

Local: Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso - Rua Celso Piatti s/n, Jaraguá, Maceió, AL

Inscrições

Adicionar ao Google Calendar

É um evento que contempla grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania, visando à busca de um presente e de um futuro melhor.

Palestrantes

Maria Fabiana Lisboa
Psicóloga
Psicóloga, graduada pelo CESMAC, pós graduada em Educacão inclusiva – CESMAC; Pós graduada em Neuropsicologia clinica pela faculdade redentor – Recife; Pós graduanda em saúde mental com ênfase em TEA; Formação em psicopatologia pela Uncisal; Atua como supervisora técnica das APAES no estado de Alagoas. Idealizadora e coordenadora do Centro Unificado de integração e desenvolvimento do autista – CUIDA/APAE; Idealizadora do projeto de sexualidade da pessoa com deficiência no centro educacional e profissionalizante da Apae Maceió; Conduz os grupos de orientação as famílias com deficiência na APAE/MACEIÓ. Atua como psicóloga clínica e neuropsicóloga infanto-juvenil em consultório particular. Palestrante de temas na área da educação, saúde e sexualidade da pessoa com deficiência.

Izabel Maior
UFRJ
É professora de medicina na UFRJ, foi a primeira pessoa com deficiência a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é liderança há mais de trinta anos do Movimento das Pessoas com Deficiência. Recebeu da Organização dos Estados Americanos (OEA) prêmio pela sua “contribuição ao desenvolvimento de um continente mais inclusivo”, em 2010. Lançou o livro e filme-documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Adriana Teixeira
Fonoaudióloga
Especialista em patologias da linguagem e mestre em estudos de deficiência na comunidade, pela Universidade de Londres. Criadora e formadora da estratégia multissensorial Sons e Gestos que alfabetizam.

Zan Mustacchi
Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo
Geneticista e pediatra Doutor e Mestre pela USP Primeiro médico latino-americano a receber o Prêmio da Down Syndrome International – USA

Patrícia Batista
UFAL
Professora de Odontologia Infantil da UFAL. Mestrado e Doutorado em Odontopediatria.

Eduardo B. Fonseca
Instituto Primeiro Olhar/PB
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus João Pessoa em 1993 Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo – SP Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP), São Paulo – SP. Título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Pós-doutorado no Harris Birthright Centre for Fetal Medicine, King’s College Hospital, University of London. Diploma em Medicina Fetal pela Fundação de Medicina Fetal – Londres. Presidente da Comissão de Medicina Fetal da Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Maria Teresa Eglér Mantoan
Universidade Estadual de Campinas
Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.

Alex Duarte
Cineasta e Empreendedor Social
Empreendedor social, escritor e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Foi o primeiro jovem no HAITI a docu- mentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos fes- tivais do Brasil. É publicitário, escritor, coach, estagiou na Funda- ção Roberto Marinho e recentemente tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Em 2016, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e foi condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu primeiro longa Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e chegará nos cinemas em 2017.

Celso Antunes
Professor
FORMAÇÃO: · BACHARELADO E LICENCIATURA: GEOGRAFIA – ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA E COGNIÇÃO – MESTRE EM CIÊNCIAS HUMANAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1968/1972 . ATUAÇÃO: MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PELOS DIREITO DA CRIANÇA BRINCAR (UNESCO) EMBAJADOR DE LA EDUCACION – ORGANIZACIÓN DE ESTADOS AMERICANOS MEMBRO FUNDADOR DA ENTIDADE “TODOS PELA EDUCAÇÃO” CONSULTOR EDUCACIONAL DA FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO (CANAL FUTURA) EXÉRCITO BRASILEIRO – COLABORADOR EMÉRITO PRODUÇÃO INTELECTUAL: AUTOR DE MAIS DE 180 LIVROS DIDÁTICOS – ED. DO BRASIL, ED. SCIPIONE. ED AO LIVRO TÉCNICO E OUTRAS AUTOR DE CERCA DE 100 LIVROS SOBRE TEMAS DE EDUCAÇÃO – ED. VOZES. ED. PAPIRUS. EDITORA PAULUS, EDITORA LOYOLA, ED. ARTMED. ED. ROVELLE ED. CIRANDA CULTURAL E OUTRAS. OBRAS TRADUZIDAS: ARGENTINA, MÉXICO, PERU, COLÔMBIA, ESPANHA, PORTUGAL E OUTROS PAÍSES.

Alfredo Jerusalinsky
Psicanalista
Psicanalista Membro da Association Lacaniènne Internationale e da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Mestre em Psicologia Clínica e Doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano. Presidente honorário da Fundación para el Estudio de los Problemas de La Infancia, Diretor dos Centros de Clínica Interdisciplinar da Infância e Adolescência De Buenos Aires e Porto Alegre. Professor convidado em diversas universidades no país e no exterior. Autor, entre outros, dos livros Psicanálise e Desenvolvimento Infantil, Psicanálise do Autismo, Saber Falar: como se adquire a língua. Para compreender a criança: chaves psicanalíticas, Novos apontamentos sobre a sexualidade infantil, Razão e método para a apresentação de casos clínicos, O declínio do Império Patriarcal, Novas notas sobre as identificações primárias, Dossiê Autismo, O livro Negro da Psicopatologia Contemporânea, coautor em numerosos livros tendo escrito mais de 300 artigos em revistas e publicações tanto de divulgação quanto de sua especialidade.

Vitor Daniel Ferreira Franco
Psicólogo
É Professor Auxiliar com Agregação na Universidade de Évora. Publicou 30 artigos em revistas especializadas e 25 trabalhos em actas de eventos, possui 29 capítulos de livros e 13 livros publicados. Participou em 5 eventos no estrangeiro e 4 em Portugal. Actua na área de Psicologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 77 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Leonardo Gontijo
Mano Down
Leonardo Gontijo é um ser humano em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. idealizador do Instituto Mano Down. Gestor do Portal Iincluo. Professor da Fundação Dom Cabral e de diversas Universidades. Consultor com 16 anos de experiência na área de Sustentabilidade, responsabilidade social e inclusão. Advogado e Engenheiro Civil e de Segurança do trabalho. Mestre em Administração com ênfase em Responsabilidade Social.Tem cinco livros publicados. Colunista do Portal Incluo e Revista Incluir. Como executivo, atuou em várias cargos e foi Diretor de Sustentabilidade do Grupo Verde Ghaia. É palestrante e fonte de informação sobre diversos temas, entre os quais, Liderança, Empreendedorismo Social. Diversidade e Inclusão.

Mônica Xavier
Empathiae
Capacitada pelo Massachusetts Down Syndrome Congress, tem especialização em acolhimento de famílias que recebem um bebê em situação de vulnerabilidade física, empoderando e fortalecendo a figura materna a fim de proporcionar-lhe ferramentas para vivenciar o luto pelo filho esperado e desfazer o vínculo simbiótico que ela cria com a criança real a fim de que, além de ressignificar seu momento de vida, perceba-se agente capaz de mudança e de protagonismo social. Concluiu o curso de “Atualização Profissional para o Cuidado da Síndrome de Down” pela Escola de Educação Permanente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o curso de “Capacitação em Síndrome de Down” pelo CEPEC, SP, turma de 2014. É bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1991 e graduanda em Serviço Social pela PUC-SP

Mara Lúcia Sartoretto
ASSISTIVA – TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Pedagoga; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul, consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Supervisora da SEAC – Escola de Educação Profissional; foi supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP – MEC; consultora da OEI – Organização dos Estados Iberoamericanos; educadora emérita do Estado do RS; autora de livros e artigos que abordam o tema da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.

Rita Bersch
ASSISTIVA – TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Fisioterapeuta; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP 2006 – Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva da CSUN – Universidade Estadual de Northridge, Califórnia, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro da ISAAC – Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Membro do CAT – Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos que abordam o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.

Lígia Maria de Godoy Carvalho
Clinica Ludens
Graduação Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas. Pós-Graduação Mestre e especialista em Educação Física Adaptada pela UNICAMP. Especialista em Terapia da Mão pela USP. Cursos de Extensão Formada no Método Bobath Infantil e no Hemiplegia do Adulto Básico e Avançado. Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS, Universidade do Sul da Califórnia Curso Profissional Avançado “Excelência em Integração Sensorial Modelo MAGO – Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento”, certificado pela Therapy West, Inc. Los Angeles Califórnia. Atividades Acadêmicas Docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem. Docente convidada da Especialização em Neurologia Infantil da UNICAMP e UFSCAR. Publicações Autora do capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico” do livro Lúdico, Educação e Educação Física (Unijuí, 1999) e do capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos”, do livro Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares (Roca, 2004).

FABIANE SANTOS BITTAR
CEPEC/SP
Mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Graduação em Odontologia pela Unisanta. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela Unisanta. Especialista em Síndrome de Down pelo CEPEC-SP- Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo e Universidade de Mogi das Cruzes. Especialista em Prótese Buco Maxilo Facial com ênfase em Malformação Craniofacial e Fissura Labiopalatina pela ABENO- Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Professora da Unisanta na Disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Bioquímica. Pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Membro da Academia Tiradentes de Odontologia

Rita Vieira de Figueiredo
UFCE
Professora titular da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia – Universidade Laval, Quebec, Canadá (1995). Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar. Orienta teses e dissertações nesse campo de conhecimento. Pesquisadora (produtividade em pesquisa) do CNPq e consultora Adhoc da CAPES e do CNPq com produções de livros e artigos no âmbito nacional e internacional. É coordenadora pedagógica do Curso de Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado da UFC. Recebeu da Universidade Laval em Quebec-Canada o premio de excelência pela qualidade de sua tese de doutorado, considerada a melhor tese realizada naquela universidade no biênio 1995-1996 . Foi homenageada pela Universidade Federal do Ceará com o premio Mentores da Docência, conferido a professores que se destacam em sua atuação profissional. Foi agraciada com a medalha Paulo Freire pela Câmara Municipal de Fortaleza pela realização de suas ações em favor da educação naquele município. Recebeu da Academia de Letras do Municípios do Estado do Ceara o diploma de Sócia Honoraria por seu contributo e serviços prestados as letras cearenses.

Edna Maia
Espaço Mosaíco
Pedagoga especializada, Pós-graduação em Psicopedagogia, Arte Educação e Educação Ambiental. Aperfeiçoamento em Educação e Psicanalise. Docente Universitária; Há mais de 25 anos dedica-se a educação inclusiva, na rede municipal de educação. Coordenadora do Espaço Mosaico. Atua também na formação de profissionais da educação e afins, com enfoque na área pedagógica em Educação Inclusiva.

Camila Bressan
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta Pediátrica, especialista em Síndrome de Down, CREFITO 135.386-F. Formação: Graduação em psicologia pela PUC PR; Graduação em fisioterapia pela PUC PR; Especialista em neurologia com ênfase em neuropediatria pelo IBRATHE; Especializanda em síndrome de down pelo CEPEC SP; Formação no método Cuevas Medek Exercises, no Cuevas Medek Exercises Center, Santiago, Chile; Formação na abordagem Snoezelen pelo Centro Snoezelen Brasil; Formação prática em plataforma vibratória Galileo, Rio de Janeiro; Fisioterapeuta em consultório particular desde 2009 ; Consultora de desenvolvimento motor infantil em escolas de Curitiba, PR; Palestrante em cursos para pais e berçaristas em escolas de Curitiba; Fisioterapeuta em grupos de estimulação precoce em um espaço de desenvolvimento infantil em Curitiba; de 2009 a 2011; Fisioterapeuta em escola especial, AMCIP, Curitiba, PR, 2010 a 2013.

Erika Campos
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga – Autora do Método dos Dedinhos, Especialista em Síndrome de Down – CEPEC – SP. Terapeuta em formação PROMPT – THE PROMPT INSTITUTE –EUA. Membro da Therapy Taping Association. Especialista em Voz – CEFAC – SP, Es- pecialista em Disfagia – CEPEF – SP, Linguagem – Método Hanen – AACD – SP, Panlexia- Instituto Pamela Kvilekval – PR.

Flávia Poppe
Economista
Flavia Poppe de Figueiredo Muñoz é economista graduada pela PUC – Rio, com mestrado em Desenvolvimento Social pela London School of Economics e cursou o doutorado em Administração Pública da Faculdades de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires. Trabalhou durante 30 anos como consultora na área de Sistemas e Planejamento de Saúde com foco na prevenção de doenças em organizações pública e privada, nacional e internacionalmente. Desde 2016 se dedica exclusivamente ao Instituto JNG – Projetos de Inclusão Social, com foco na promoção de vida independente e com autonomia para adultos com deficiências, através da disseminação do modelo de moradias urbanas independentes com apoio individualizado.

Alberto Costa
Médico e Neurocientista
• Médico (Faculdade de Ciências Médicas da UERJ) • Doutor em Biofísica (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ) • Pós-doutorados na Universidade de Maryland e Baylor College of Medicine • Professor Titular de Pediatria e Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio • Vinte e um anos dedicados ao estudo e pesquisa da síndrome de Down • Recipiente de vários prêmios internacionais, incluindo, recentemente, o “Christian Pueschel Memorial Research Award”, da National Down Syndrome Congress (EUA 2013) e o “International Sisley-Jerome Lejeune Award”, Fondation Jérôme Lejeune, (França 2016). • Investigador Principal do “Ensaio Clínico Fase II, Multicêntrico de Dezesseis-semanas, Randomizado, Duplo-cego e Placebo-controlado para a Avaliação da Eficácia, Tolerabilidade e Segurança do Cloridrato de Memantina na Melhora das Habilidades Cognitivas de Adolescentes e Adultos Jovens com Síndrome de Down”. • Este estudo, patrocinado pela Alana USA Foundation (filial americana do Instituto Alana), está atualmente recrutando participantes no University Hospitals e na Cleveland Clinic nos Estados Unidos e no Hospital Israelita Albert Einstein no Brasil. • Pai de uma jovem adulta com síndrome de Down.

Patricia Tempski
Pediatra especialista em Educação
Médica, Pediatra especialista em Educação, Doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Programa de Reabilitação para Pessoas com Síndrome de Down do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Paulo Breinis
Médico Neuropediatria
Professor assistente de Neurologia infantil da Faculdade de Medicina do ABC

Ana Cláudia Brandão
Hospital Israelita Albert Einstein
Pediatra especialista em alergia e imunologia pediátricas. Médica responsável pelo programa de Síndrome De Down do Hospital Israelita Albert Einstein. Membro da Dsmig (Down Syndrome Medical Interest Group).

Maria Aparecida Gugel
Ministério Público do Trabalho
Subprocuradora-geral do Trabalho, tendo ingressado na carreira do Ministério Público do Trabalho em 1988. Especialista com habilitação específica em direito do trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba, Estado do Paraná. Doutora pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, Facoltà di Giurisprudenza, Autonomia Individuale e Collettiva, Roma, Italia. Membro Auxiliar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP no Núcleo de Atuação, especial em Acessibilidade e membro colaborador do GT7 da Pessoa com Deficiência, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais – CDDF/CNMP. Diretora da Região Centro-Oeste da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, que detém assento nos conselhos Nacional do Idoso – CNDI e das Pessoas com Deficiência – CONADE. Foi presidente no biênio 2006/2008. Foi Conselheira junto ao Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE nos biênios 2004-2006 e 2006-2008, 2013-2015 e 2015-2017 representando a AMPID e, anteriormente, nos biênios 2000-2004 representando o Ministério Público do Trabalho. Foi conselheira junto ao Conselho Nacional de Combate à Discriminação – CNCD, da Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH, nos biênios 2001-2006 representando o Ministério Público do Trabalho. Foi conselheira junto ao Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa – CNDI, representando a AMPID, no biênio 2008-2010. Foi Procuradora Jurídica voluntária da APAE-DF de 2004 a 2015.

Dafne Herrero
Fisioterapeuta
Pós-doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP pelo Departamento de Saúde Materno Infantil, Doutora e Mestre pela mesma Universidade, com especializações em Pediatria, Método Neuroevolutivo Bobath, Kinesiotaping, TheraTogs, Práticas de Inclusão, Brincar e a temporalidade do bebê e da criança pequena, Escalas de Avaliação e Follow-up. Experiência nas áreas de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, o Brincar como intervenção e diversão, Escalas de Avaliação e Follow-up, Desenvolvimento Infantil, Tecnologia Assistiva de Baixo Custo e Inclusão Escolar – estratégias e adaptações. Consultora do brincar pela IPA Brasil (International Play Association).

Laís Fleury
Diretora do Instituto Alana
Laís Fleury é uma empreendedora social reconhecida pela Ashoka Empreendedores Sociais, uma das fundadoras da associação Vaga Lume, é diretora do Instituto Alana no Rio de Janeiro e coordena o Criança e Natureza.

RICARDO GHELMAN
Instituto GHELMAN
É médico (UFRJ) pediatra (UERJ), oncologista pediátrico (UNICAMP), medico da família com especialização em medicina antroposófica (ABMA, UNIFESP), mestre em Anatomia e ex-professor de embriologia (USP), doutor na área de toxicologia reprodutiva com imunoterápico (UNIFESP). É vice-presidente do Comitê de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Atualmente coordena o Ambulatório de Antroposofia e Saúde que desenvolve assistência e pesquisa em dor crônica e realiza seu pós-doutorado junto ao programa de Neurologia/Neurociências (UNIFESP) com projeto do CNPq e coordena o Programa de Pediatria Integrativa do Instituto da Criança (FMUSP) em parceria com a Universidade Charité de Berlin.

Epitácio Leite Rolim Filho
UFPE
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Cirurgia e Pós-Doutorando (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Ortopedia da UFPE; médico ortopedista e traumatologista do Hospital Getúlio Vargas, onde é supervisor do programa de Residência Médica em Traumato-Ortopedia. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Traumatológica, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças neuro-ortopédicas, ortopedia pediátrica, traumatologia, e reconstrução óssea (sequelas de fraturas e deformidades congênitas).

Fátima Minetto
Psicóloga
Psicóloga, Doutora em Psicologia. Mestre em Educação. Especialista em Educação Especial. Terapeuta familiar Sistêmica. Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Com 29 anos de experiência como professora em escolas no ensino fundamental. É pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Atenção e Estimulação Precoce de Bebês (LABEBÊ), o qual conta com a parceria de pesquisadores do Grupo de Investigación en Atención Temprana, da Universidade de Murcia, Espanha. É membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório a Síndrome de Down do Hospital de Clinicas desde 1997. Atua principalmente nos temas: família e escola, prevenção e promoção do desenvolvimento e educação de crianças com necessidades especiais, praticas educativas parentais, inclusão escolar e suas interfaces, intervenção precoce. Coordena um Programa de Atenção a Criança com Risco Estabelecido – PRACRIANÇA. É autora do livro: O currículo na escola inclusiva: entendendo esse desafio. da editora InterSaberes, dentre outros materiais didático-pedagógico, artigos e capítulos de livros.

GUILHERME ROBERTO COLIN
Faculdade Evangélica de medicina do Paraná
Médico formado pela Faculdade Evangélica de medicina do Paraná, especialização em Pediatria no Hospital Evangélico de Curitiba, especialização em Terapia Intensiva Neonatal pelo Istituto Ospedaliero Provinciale per là Maternità em Milão Itália, Especialista em Genética humana pela PUC Paraná e em Síndrome de Down pelo CEPEC.

Gabriel Limaverde
Filósofo
Filósofo e mestre em educação e ética, especializa-se em gestão das diferenças. Viveu por mais de dez anos em Moçambique, onde trabalhou como educador e gestor de projetos educacionais. Atualmente integra a equipe de ‘Educação e Cultura da Infância’ no Instituto Alana. É também pai do Cauã e do Ipê, brincante, viageiro e quase careca.

Roberta Cruz Lima
Diretora Executiva da Best Buddies Brasil
Altamente comunicativa, bem humorada, motivada e flexível, formada em Direito, com Pós-graduação em Responsabilidade Social e Governança Corporativa. Mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes setores no Brasil e no Reino Unido. Nos últimos 14 anos trabalhou com diferentes causas do Terceiro Setor. Desde 2012 trabalha na ONG Americana Best Buddies. Nos dois primeiros anos atuei gerenciando o desenvolvimento os 14 escritórios da Best Buddies na América Latina e desde 2015 assumi o cargo de Diretora Executiva da Best Buddies Brasil.

Dudu do Cavaco
Músico
Sobre o músico Eduardo – Dudu do Cavaco. A carreira musical começou muito cedo, aprendeu a tocar pandeiro, e aos doze anos veio o cavaquinho, seu instrumento preferido atualmente. Hoje faz parte do grupo de samba Trem das Onze e tem sua própria banda: Dudu do Cavaco e Banda Dudu toca sete instrumento e é o primeiro músico com down do Brasil é gravar um DVD e CD. Dudu também é constantemente convidado para abrir solenidades, e fazer participações especiais em programas de TV, como o TV Xuxa e Encontro com Fátima Bernardes. Já fez mais de 200 palestras e 80 shows e já abriu um show do Jota Quest no novo Mineirão.

Jorge Amaro Borges
Mestre em Educação
Doutorando em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF) e Técnico Agrícola (ETA). Quilombola de Mostardas/RS e com título de cidadão Viamonense. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, inclusão social, educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Milita nos movimentos ambientalista, pela inclusão das pessoas com deficiência e movimento negro. Foi vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão/RS (2006), Chefe da delegação do RS na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2012); Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2011-2013); Coordenador Geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2013/2015); Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2015). Servidor público estadual vinculado a Faders, hoje é Secretário de Planejamento, Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Mostardas/RS.

Patrícia Salmona
Médica Pediatra e Geneticista
MÉDICA PEDIATRA E GENETICISTA; PRESIDENTE DO DEPTO. CIENTÍFICO DE GENÉTICA DA SOC. DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO (SPSP); MEMBRO DO DEPTO. CIENTÍFICO DE GENÉTICA DA SOC.BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) ;MEMBRO DA EQUIPE DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO (CEPEC-SP) E DO HOSPITAL INFANTIL DARCY VARGAS (HIDV); ESPECIALISTA EM SÍNDROME DE DOWN.

Raymond Rosenberg
Médico Pediatra
Médico na área da pediatria e psiquiatria Adulto e Infantil, com especialização no exterior na Menninger Foundation e Universidade da Florida.

Jaime Roizenblatt
Médico especialista em Oftalmologia
Postdoctoral Fellow, Jules Stein Eye Institute, UCLA School of Medicine, U.S.A. 1978-1979 Médico Voluntário da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da U.S.P. 1979-1984 Médico Assistente Doutor da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da U.S.P. 1984-2006 American Academy of Ophthalmology International Member Especialista em Oftalmologia pela A.M.B.. Diretor da Roizenblatt Médicos Associados

Gonzalo Lopez
Advogado
– ADVOGADO (OAB-RJ) – PROFESSOR DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DIREITO EDUCACIONAL E DE DIREITO CONSTITUCIONAL – MESTRANDO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA (HCTE/UFRJ) – SECRETÁRIO GERAL DA COMISSÃO OAB VAI A ESCOLA (RJ) – MEMBRO DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (CDPD) NACIONAL (OAB FEDERAL) – DELEGADO DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (CDPD) DA SECCIONAL RIO DE JANEIRO (OAB-RJ) . COORDENADOR DA COMISSÃO DE PRERROGATIVAS (CDAP – PRERROGATIVAS) DA OAB/RJ – MEMBRO DO COMITÊ JURÍDICO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN (FBASD) – CONSULTOR INSTITUCIONAL DO MAIS, ATIVADOR E COLABORADOR JURÍDICO DO MOVIMENTO DOWN – MODERADOR DO RJ DOWN

Vera Carneiro
Mestre em Odontologia
Cirurgiã Dentista, Especialista em Odontologia Preventiva e Social (UFPR) Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (CFO) Mestre em Odontologia (UFPR) Coordenadora no Paraná do curso: Capacitação de Profissionais da Odontologia Brasileira Vinculados ao SUS para Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência (Turmas 3 e 4) – UNASUS UFPE (2013/2015) Cirurgiã Dentista da Unidade de Saúde Amigo Especial – SMS/ Curitiba-PR (1998-2014) Cirurgiã Dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sylvio Gevaerd (2014/2017) Cirurgiã Dentista do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clinicas da UFPR (2000/2017) Cirurgiã Dentista do Ambulatório de Seguimento de Bebê de Risco do Hospital Pequeno Príncipe (2004/2017)

Ana Cláudia Figueiredo
Graduada em Letras e Direito
Graduada em Letras e Direito. Pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Analista Judiciário no Tribunal Superior do Trabalho (desde 1992). Assessora de Ministro no Supremo Tribunal Federal e ex-assessora de Ministro no Tribunal Superior do Trabalho (2006-2017). Conselheira junto ao Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, representando a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD (2017-2018). Coordenadora da III, IV e V Oficinas Jurídicas de Revisão do Ordenamento Jurídico da FBASD. Coordenadora do Comitê Jurídico da FBASD (2012-2018) e Vice-Presidente da FBASD (2016-2018).

Rosângela Machado
Pedagoga
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação pela Universidade de Gunma/Japão. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no período 2001 a 2007. Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação no período de 2008 a 2009. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Faculdade de Educação da Unicamp. Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará. Membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro da Síndrome de Down. Membro do corpo editorial da revista Aprendizagem e da revista Inclusão. Autora de livros e diversos artigos na área de educação inclusiva e educação especial. Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, no período de 2013 a 2016. Atualmente é Professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Dennis Burns
alergia imunologia pediatrica
Especialista em Pediatria e Alergia/Imunologia Pediatrica

Valéria Mondin
CEPEC – SP
Graduada em Fonoaudiologia pela FMUSP; Mestre em ciências pela FMUSP; Especialização em Síndrome de Down pela UNAES E CEPEC-SP; Fonoaudióloga clínica no CEPEC – SP.

Oswaldo Ferreira Barbosa Júnior
Instituto Ester Assumpção
Atua há 17 anos na gestão de projetos sociais. Doutorando em Administração pela PUC Minas. É mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro? Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos Internacionais com ênfase no Terceiro Setor e Contadorpela PUC Minas. É certificado na metodologia PMD PRO e Analista RHProfiler. Atualmente é Superintendente do Instituto Ester Assumpção e professor universitário. É Vice-presidente da Anea – Associação Nacional do Emprego Apoiado e Diretor Financeiro da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e associações de Direito Privado. Trabalha com a gestão de projetos de inclusão de pessoas com deficiência, nas áreas de trabalho e educação há 12 anos. Sua tese de doutorado é sobre o método do Emprego Apoiado e também é o responsável pela criação do IMGI – índice de Maturidade em Gestão Inclusiva que é uma tecnologia social que facilita o desenvolvimento de projetos inclusivos nas empresas. Professor de Gestão de Projetos Sociais, Marco Lógico, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Planejamento Governamental – PPA em cursos de graduação, pós graduação e extensão em diversas instituições de ensino como FABE Faculdade Betim, Faculdade Pitágoras, UNA, Instituto Aleixo – Universidade Veiga de Almeida, Instituto Hartamann Regueira, AVSI Foundation, COSPE – Cooperação para o Desenvolvimento de Países Emergentes e PUC MINAS IEC.

Fernando V. Heiderich
Vice-Presidente do Instituto MetaSocial
CEO da Piancastelli & Heiderich Consultoria Vice-Presidente do Instituto MetaSocial Trabalhou mais de 30 anos na indústria de saúde animal e renunciou da sua última posição como Vice-Presidente de Global Marketing na Merck/MSD Saúde Animal para dedicar parte de sua vida a promoção da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência. Antes de mudar para Miami em janeiro de 2015, Fernando viveu em New Jersey (EUA) por 2 anos após 3 anos na Holanda. Antes de sua carreira internacional, foi Diretor-Presidente no Brasil por 9 anos. Medico-Veterinário e produtor rural, atuou por alguns anos na clínica a campo e depois passou por várias posições de maiores responsabilidades em diferentes áreas na indústria. Foi nomeado Embaixador pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, formou-se em Londrina e possui MBA pela Penn State nos EUA além de outros cursos de liderança. Recentemente concluiu o curso de Empregabilidade Assistida pela Commonwealth University, da Virginia. Recentemente foi um dos palestrantes na plenária da ONU em NY e vários outros grandes eventos como TrailBlazzing 2016 (USA), BeefExpo 2016 (Br) e Amcham Cps 2017 já atuando dentro de sua nova missão. E colunista na revista Feed & Food onde escreve mensalmente sobre o ganha-ganha da diversidade e inclusão de PcD. Participa do Instituto MetaSocial desde de sua criação há 24 anos.

Este evento é organizado por você?