17 e 18 de maio de 2017

Local: Universidade Ibirapuera - Av. Interlagos 1329, Chácara Flora, São Paulo, SP

Inscrições

Adicionar ao Google Calendar

O tema desta edição será ‘Práticas multidisciplinares em Psicossomática’ e o foco das conferências ministradas é apresentar a Psicossomática sob a visão das diferentes disciplinas voltadas à compreensão de fenômenos psicossomáticos: ciências da mente, ciências do corpo e neurociências. A Reunião também contará com a participação de palestrantes externos, especialistas em práticas complementares para a promoção da saúde, que visam ao bem-estar do corpo e da mente.

17 de maio de 2017

19:10 19:30 Abertura e Apresentação cultural
Coreografia solo de dança contemporânea “Ciclos de Vida”

Bailarina Wanda Patrocinio
(Universidade Ibirapuera e GeroVida)
19:30 20:50 Palestra: Mindfulness
Prof. Dr. Marcelo Demarzo
(Escola Paulista de Medicina – UNIFESP)
20:50 21:10 Coffee-break
21:10 22:00 Palestra: O corpo e suas emoções
Profa. Dra. Jecilene Rosana Costa Frutuoso
(Universidade Ibirapuera)

18 de maio de 2017

18:00 19:00 Apresentação de Pôsteres
19:10 20:10 Palestra: Rolfing e Psicossomática
Hulda Bretones
(Associação Brasileira de Rolfing)
20:10 20:50 Palestra: Integração psicossoma na constituição psíquica
Profa. Dra. Izabella Paiva Monteiro de Barros
(Universidade Ibirapuera)
20:50 21:10 Coffee-break
21:10 21:50 Palestra: Neurociência: ontem e hoje
Prof. Dr. Ricardo Borges Machado
(Universidade Ibirapuera)
21:50 22:00 Encerramento

Mindfulness e promoção da saúde
Essa palestra terá como objetivo apresentar o conceito e a evidência científica atual sobre as intervenções baseadas em mindfulness aplicadas a qualidade de vida e promoção da saúde.

O corpo e suas emoções
A ligação do corpo com as emoções é enorme. Nosso corpo responde continuamente a alterações emocionais tanto positivas quanto negativas. O autoconhecimento corporal é fundamental para aprender a lidar com as emoções de forma mais saudável e equilibrada.

Rolfing e Psicossomática
Integração Estrutural em seus primórdios e sua evolução, uma evolução baseada também nos resultados clínicos, que eram, ao início, inesperados, e depois, tornaram-se praticamente esperados. Nas palavras da Dra. Rolf, fundadora do método: “o método coloca em execução mudanças no homem como um todo” (o homem biofísico, psicológico, seus padrões de ação e comportamento e seu quantum energético). Com isso, espero dialogar/conversar com os participantes para problematizar / iluminar as relações entre “corpo” e “mente”, assim como iluminar os elementos fundantes de um processo terapêutico, no sentido lato da palavra.

Integração psique e soma na constituição psíquica: o que se constitui e o que se desenvolve?
A palestra tem o objetivo de apresentar os conceitos de desenvolvimento humano e de constituição psíquica, focando particularmente as relações psique e soma na saúde e nas manifestações psicossomáticas em uma vertente psicanalítica. Ao final, serão apresentados recortes de pesquisas atuais e ilustrações clínicas com intuito de disparar um pequeno debate sobre os conceitos apresentados.

Neurociência ontem e hoje
O desenvolvimento atual das neurociências possibilita uma compreensão nunca antes imaginada dos substratos neurais envolvidos com diversas funções mentais, incluindo a cognição, a emoção e a própria consciência, incluindo também a etiologia dos diversos transtornos mentais. Este conhecimento vem sendo construído desde a pré-história, com seus rituais religiosos de trepanação, até as modernas técnicas eletrofisiológicas, de neuroimagem funcional, de manipulação gênica e optogenética, utilizadas atualmente no estudo do cérebro.

Este evento é organizado por você?