16 e 17 de setembro de 2016

Local: Centro de Convenções do Hospital Mater Dei - Rua Mato Grosso 1100, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG

A partir de R$ 150,00

Inscrições

Adicionar ao Google Calendar

Círculo Psicanalítico de Minas gerais promove em setembro sua XXXIV Jornada de Psicanálise com o tema “Laços familiares: um enigma”.

Como descrito por Sófocles em sua tragédia Édipo Rei, enigmas sempre se colocaram como um desafio ao saber e à curiosidade do homem. Decifra-me ou devoro-te é a proposta da Esfinge a Aedipus, no mito escolhido por Freud como pilar de sua teoria psicanalítica, regendo as relações triangulares entre pai, mãe e filho.

Da família patriarcal da época freudiana aos novos arranjos, desarranjos, rupturas e rearranjos familiares do século XXI, às novas tecnologias médicas e científicas e, às mudanças dos valores morais, sociais, ao fortalecimento do feminino, do materno, aos pares homoeróticos que desejam ser pais, ao surgimento de novas formas de parentalidade, aparecem questionamentos, dúvidas, problemas éticos, políticos, jurídicos e de autoridade, que dizem respeito à educação dos filhos, além daqueles da ordem da subjetividade e do desejo inconsciente do pai e da mãe frente ao filho.­
O psicanalista, no seu fazer, enfrenta os novos desafios da clínica e depara-se com as esfinges confrontadoras do seu saber, convocando-o ao trabalho.

Laços familiares do século XXI: um novo enigma a ser decifrado?

Sub-temas:

  • A violência na família
  • Versões do pai
  • Feminino e função materna
  • Novas configurações familiares
  • Criança: tirania e concessões
  • Adolescência: passes e impasses

Destaques da programação

Sexta, 16 de setembro 2016

10:00 – Plenária
Desventuras de um vovô pós-moderno
Arlindo Carlos Pimenta (Psiquiatra. Psicanalista. Sócio do CPMG)
Adolescência em rede: as implicações subjetivas do enlace virtual
Juliana Marques Caldeira Borges (Psicóloga. Psicanalista. Presidente do CPMG)
Coordenação: José Sebastião Menezes Fernandes (Psiquiatra. Psicanalista. Sócio do CPMG)

16:00 – Plenária
Família contemporânea e a psicanálise com família
Yolanda Mourão Meira (Psicóloga. Psicanalista. Membro da Escola Freudiana de Belo Horizonte/IEPSI)
Pós-modernidade e os destinos do Afeto
Ana Boczar (Psicóloga. Psicanalista. Sócia do CPMG)
Coordenação: Suzanne Beaudette Drummond (Psicóloga. Psicanalista. Sócia do CPMG).

18:00 – Conferência de Abertura
Que quer dizer “família” hoje? Consequências subjetivas de uma nova poligamia
Alfredo Jerusalinsky (Psicanalista. Psicólogo. Doutor em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Membro da APPOA, Professor convidado na UNIFOR (Fortaleza). Autor de vários livros, dentre eles: Psicanálise e Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. Psicanálise do Autismo. São Paulo: Instituto Langage, 2012).
Coordenação: Vanessa Campos Santoro (Psicóloga. Psicanalista. Sócia do CPMG)

Sábado, 17 de setembro 2016

10:30 – Plenária
Novas parentalidades, novas conjugalidades.
Rodrigo da Cunha Pereira (Graduação em Direito pela UFMG. Doutor em Direito pela UFPR. Professor licenciado adjunto III da PUC-MG. Diversos livros publicados, dentre eles: Princípios fundamentais norteadores do direito de família. São Paulo: Saraiva, 2012 e Direito de Família? uma abordagem psicanalítica. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2003).

Efeitos da alienação parental e do abandono afetivo: o corpo falante de uma criança.
Lenita Pacheco Lemos Duarte (Psicóloga. Psicanalista. Pós-graduada em Psicanálise pela UNESA. Membro da Escola de Psicanálise Fórum do Campo Lacaniano (EPFCL) Brasil. Participante de Formações Clínicas do Campo Lacaniano (FCCL) – Rio de Janeiro. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Autora de livros, dentre eles “A guarda dos filhos na família em litígio. Uma interlocução da Psicanálise com o Direito”. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2012).
Coordenação: Eliane Mussel da Silva (Psiquiatra. Psicanalista. Sócia do CPMG)

16:00 – Plenária
Somos todos filhos adotivos
Paulo Roberto Ceccarelli (Psicólogo. Psicanalista. Sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris 7)
Enfim juntos… e agora?
Stetina Trani de Meneses e Dacorso (Psicóloga. Psicanalista. Sócia do Círculo Brasileiro de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro. Vice-Presidente do Instituto de Psicanálise, Psicodrama e Dinâmica de Grupo. Professora do curso de Psicologia Centro de Ensino Superior/PUC RJ).
Coordenação: Marília Brandão Lemos de Morais (Psiquiatra. Psicanalista. Sócia do CPMG)

Este evento é organizado por você?