Sábado, 19 de novembro de 2016

Horário: das 10 às 13hs

Local: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - CRP RJ - Rua Delgado de Carvalho, 53 - Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Evento gratuito

Evento no Facebook

Adicionar ao Google Calendar

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro –, o CRP-RJ promoverá no auditório da sua sede, na Tijuca, o evento “A Psicologia, a Produção de Subjetividades e a Reparação da Escravidão no Brasil – Dia Nacional da Consciência Negra”.

Para instigar a reflexão e o debate sobre o tema, será exibido, no começo do evento, o filme “Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”. Baseado na tese de Sidney Aguilar Filho, o documentário se desenrola a partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo.

O filme, então, acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes desse episódio revelam suas histórias pela primeira vez.

Marcarão presença no encontro como debatedores Viviane Pereira (CRP 05/31297), psicóloga do Município do Rio de Janeiro e integrante do Kitembo (Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afrobrasileira), Cláudia Ferreira Pinto (CRP 05/19503), psicóloga e membro da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, e Israel Silva de Oliveira, professor da Rede Estadual de Ensino e pós-graduado em História da África pela UFF.

O evento é gratuito e aberto à participação psicólogas(os), estudantes de Psicologia e demais participantes interessadas(os).

 

Este evento é organizado por você?