Quarta, 9 de junho de 2016

Horário: das 13 às 20hs

, Rio de Janeiro, RJ

A partir de R$ 30

Inscrições

Adicionar ao Google Calendar

O Workshop Whole life, faz parte da programação do II Fórum Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental.

Para o desenvolvimento de Recuperação de prática orientada nos serviços

Em 2015 Roberto Casadio, Paul Baker e John Jenkins, (IMHCN) realizaram uma parceria para desenvolver whole life no departamento de saúde mental de Trieste, Itália. Eles estabeleceram e desenvolveram um projeto piloto focado na recuperação vida por inteiro. Com objetivo de permitir as pessoas com psicose e suas famílias a buscar sua autonomia, e planejar sua jornada de recuperação.

Justificativa:

O workshop é gerido de uma forma muito interativa e baseia-se na aprendizagem experiencial desencadeada pela dinâmica de grupo e as entradas dadas pelos facilitadores.O programa é apenas um esboço e será modificado de acordo com as necessidades e desenvolvimentos do grupo. O conceito de abordagem de recuperação pessoa inteira toda a vida é fundada em valores humanos e sua aplicação pelo perito pela experiência, profissionais e do próprio serviço.

O objetivo é alcançar a saúde e bem-estar, independentemente do grau Do transtorno mental ou angústia do indivíduo. Isto requer uma mudança de paradigma no pensamento de patologia e doenças à auto determinação,histórias de vida, forças humanas, esperanças e sonhos, apoio dos pares e de controle por parte do usuário com apoio de profissionais como parceiros, mentores e defensores.Deve-se enraizada na diversidade cultural, social, religiosa e étnica que dá sentido à identidade da pessoa, crença e circunstância.

A experiência de estabelecer e desenvolver uma Comunidade de Aprendizagem recuperação centrada em torno de uma casa de recuperação em Trieste, Itália Trieste Serviços de Saúde em parceria com a IMHCN, “Associazione San Martino al Campo” e “Cooperativa Germano” estabeleceu uma iniciativa Whole Recuperação vida centrada em torno de um Recovery House. O programa teve início em abril de 2015 como parte integrante dos serviços existentes.

O IMHCN tem como objetivo preparar e treinar as pessoas envolvidas e oferecer apoio contínuo no desenvolvimento e manutenção do programa.

A comunidade de Recuperação de vida inteira e Recuperação da Casa oferecem oportunidades para usuários dos serviços, seus familiares e colegas de trabalho para trabalhar em conjunto para analisar suas histórias de vida e a importância de embarcar em toda a sua viagem de recuperação vida.

O princípio fundamental é que todos os envolvidos sejam um parceiro, no processo de desenvolvimento e implementação. O trabalho começa com a partilha e a compreensão história clínica desse usuário e criar a sua própria história de vida inteira, a partir desta base que, em seguida, criar seu plano de recuperação de toda a vida, com base em seus sonhos e objetivos identificados.

Objetivo do Workshop:

Introduzindo elementos de mudança no pensamento e prática no serviços de saúde mental. Enfatizando a autonomia, responsabilidade e transparência compartilhada.
Saiba mais sobre a prática de vida por inteiro (Whole life) e o planejamento centrado na pessoa.
Explorando formas alternativas de trabalho com as famílias compreender narrativas, histórias e as necessidades de recuperação da própria família.
Aprenda com a experiência de estabelecer e desenvolver uma comunidade de recuperação de aprendizagem centrado em torno da Casa de Recuperação em Trieste, Itália.
PERFIL DO PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes: de Psicologia; Terapia Ocupacional; Serviço Social; Enfermagem; Medicina; Educação; Saúde Coletiva; Saúde Pública. Técnicos dos serviços de Saúde Mental como: CAPS, NASF, hospitais-dia, centros de convivência, residências terapêuticas, oficinas terapêuticas, emergências psiquiátricas e ambulatórios.

PALESTRANTES
Facilitador: Paul Baker

Currículo: Formado em sociologia e assistência social na Universidade de Manchester e pós graduação em Saúde Mental. Secretário na International Mental Health Collaborating Network (IMHCN), coordenador de mídias sociais da Intervoice e um dos fundadores da Intervoice no Reino Unido. Desenvolveu projetos na área da saúde mental em Trieste (Itália), Servia, Croácia, Inglaterra e País de Gales. Realizou workshops em mais 15 países. Paul publicou o livro “The Voice Inside” (A Voz Interior). Escreveu capítulos e artigos sobre: recovery house, pessoas que ouvem vozes e medicalização da vida.

Facilitadora: Profa Dra Roberta Casadio (Itália)

Currículo: Formada em psicologia pela Universidade de Bologna, mestrado em psicologia clinica pela Universidade de Bologna e doutorado pela Escola de Psicoterapia de Roma. Desenvolveu trabalho de Recovery House junto ao departamento de Saúde Mental de Trieste. Foi coordenadora do projeto Recovery House em Florença. É Presidente da ONG Il Cerchio e l’Albero, desenvolve projetos com familiares e usuários. Publicou dois livros e ministrou workshops na Itália, Dinamarca, Reino Unido e Austrália. Atualmente é coordenadora na Itália da abordagem Open Dialogue, ministra workshop sobre o Open Dialogue e Recovery House.

Este evento é organizado por você?