De 3 de outubro a 5 de dezembro de 2016

Horário: às segundas, das 17:30 às 19hs

Local: Casa Verde - Rua Jornalista Orlando Dantas 5, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

R$ 260 ou (2X R$140)

Email para inscrições: nucleocasaverde@gmail.com

Adicionar ao Google Calendar

“Os homens são tão necessariamente loucos que não ser louco seria ser louco de um outro giro de loucura”. É com esta frase de Pascal que Foucault abre o primeiro prefácio de sua História da Loucura na Idade Clássica.

Seu livro se dá como tarefa avaliar os gestos pelos quais uma sociedade rejeita para si um “Exterior” que, entretanto, designará com a mesma força o que está no próprio cerne de seus valores. Assim, a partir da história de suas “experiências-limites”, irrompe-se sobre a cultura o “outro giro de loucura” do qual a mesma incessantemente se esforça em dissimular. Aquém dos delírios da razão e da verdade, é a própria experiência da loucura que determinará os limites de uma história na qual “esse mundo que acredita avalia-la, justifica-la através da psicologia, deve justamente justificar-se diante dela”.

Entretanto, estamos aí distantes de qualquer ponto final sobre o tema, pois a virada dos anos 1970 marca uma inflexão no pensamento foucaultiano, ao passo que o problema da loucura será então atravessado pelo registro em que as questões do corpo, das práticas discursivas e do funcionamento tático do poder encontram seu cruzamento genealógico. E isto de modo que, de “História da Loucura” (1961) a “O Poder Psiquiátrico” (1973-1974) e “Os Anormais” (1974-1975), passa-se dos jogos entre “o Mesmo e o Outro” às distribuições de heterogeneidades próprias à “microfísica dos poderes”.

Desta forma, ao estabelecer afirmativamente os desvios da questão da loucura no pensamento de Foucault, o presente curso tem por objetivo a exploração deste processo, assim como das implicações contemporâneas que possam dele derivar.

Mateus Bayer: Professor Substituto do Instituto de Psicologia da UFRJ; Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ.

Inscrições até o dia 30 de setembro.

Este evento é organizado por você?