Segunda, 21 de novembro de 2016

Horário: das 20:30 às 22:30hs

Local: SBPA-SP - R. Dr. Fláquer, 63, Paraíso, São Paulo, SP

Evento gratuito

Adicionar ao Google Calendar

Neste encontro, a autora apresentará reflexões sobre o Narcisismo sob a ótica junguiana e a partir das pranchas de Rorschach – teste de personalidade projetivo com pranchas de manchas de tinta, utilizando, para isso, suas observações e pesquisa, na própria experiência clínica. Com essa finalidade, ampliou estudos sobre o símbolo do espelho, pela constante ocorrência dessa escolha de imagem no Rorschach, em geral por parte de pacientes com estilo de personalidade narcísica.

A autora realizou investigações teóricas sobre o narcisismo em Sigmund Freud, na Psicanálise, Alexander Lowen, na Bioenergética, e, com mais profundidade, na Psicologia Analítica com os conceitos e pressupostos de Carl G. Jung e seus seguidores, tais como Nathan Schwartz-Salant e Marie-Louise von Franz. Mais especificamente, levou em consideração as análises apresentadas por Raïssa Cavalcanti em seu livro O Mito de Narciso, o herói da consciência.

Como demonstração de suas hipóteses e enriquecimento do trabalho, são apresentadas, em sua monografia, as dez imagens de Rorschach com as respectivas respostas de alguns pacientes com traços narcísicos, e um caso clínico, buscando harmonizar a compreensão teórica e a prática sobre o tema narcisismo.

Apresentação: Luana Morelli De Luccia, membro analista da SBPA-SP.

Coordenação: Isabel F. Rosa Labriola.

Reserve sua participação: (11) 2501.4859.

Este evento é organizado por você?