O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) promove juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia e do Núcleo e-politcs – Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação, o seminário Laicidade e a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O seminário irá discutir como se produzem as práticas de cuidado nas diferentes esferas de complexidade dos serviços da PNAS (Proteção Social Básica e Especial Média e Alta Complexidade) e de que forma as práticas religiosas têm se atravessado nesses contextos.

A constituição da Política Nacional de Assistência Social e interfaces com as instituições religiosas; mapeamento das entidades da Assistência Social no Rio Grande do Sul; problematização do conveniamento e da privatização da execução dos serviços, práticas de acolhimento/serviços de convivência (criança e adolescente) e cuidado dos usuários da PNAS a partir de seus atravessamentos com o discurso religioso; enfrentamentos possíveis diante da relação entre Estado, Laicidade e Direitos Humanos na Política Nacional de Assistência Social no contexto de perda de direitos conquistados e conservadorismo na intervenção estatal em relação aos direitos sociais (Estatuto da Família, Estatuto do Nascituro, Relações Raciais) são alguns pontos que serão abordados durante o evento.

Destaques da programação

Quinta, 8 de setembro 2016

9h30 às 12h – As Políticas Públicas e a Laicidade
Coordenação: Rodrigo Kreher (UFRGS/E-politcs)
Roger Raupp Rios: Doutor em Direito pela UFRGS, juiz federal, professor do Centro Universitário Ritter dos Reis, conselheiro do International Council of Human Rights Policy.
Marco Antonio Torres (UFOP): Doutor em Psicologia pela UFMG, coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFOP na formação de professores/as da rede pública, trabalhando com as temáticas de Gênero, Sexualidades, Laicidade e Direitos Humanos.
Tatiane Baggio: Psicóloga, conselheira do CRPRS, integrante do GT Nacional de Psicologia e Laicidade do Sistema Conselhos de Psicologia.

13h30 às 17h30 – Práticas na Assistência Social: entre a laicidade e os discursos religiosos
Coordenação: Lilian Cruz (UFRGS/E-politcs)
Anselmo Oliveira de Souza: Conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social, presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Beneficentes, Religiosas, Assistenciais e Filantrópicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sinbraf/RS).
Simone Maria Pedott Romanenco: Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social, assistente social da Sociedade Educação e Caridade (empresa civil da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria). Aluna especial do Mestrado em Política Social e Serviço Social da UFRGS.
Isadora Jung Bento: Psicóloga, com especialização em Psicoterapia, militante do SUAS, coordenação do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS (FETSUAS).
Cristiane Bens Pegoraro: Psicóloga, trabalhadora do SUAS, conselheira do CRPRS.

Sexta, 9 de setembro 2016

8h30 às 12h – Roda de conversa – Cenas do trabalho em Rede: relações de cuidado, laicidade e Assistência Social.
Coordenação: Bruna Battistelli (UFRGS) e Caroline Martini Kraid Pereira (CRPRS)
Richard de Campos:Liderança do Movimento Nacional da População de Rua do Rio Grande do Sul.
Anete Cunha: Psicóloga, mestranda em Psicologia Social e Institucional UFRGS. Coordenadora do CREAS/NH – Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social/SDS – Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.
Sofia Safi: Psicóloga mestranda em Psicologia Social e Institucional UFRGS. Trabalha como psicóloga na Assistência Social de Porto Alegre e desenvolve pesquisa na área de políticas públicas para a juventude.

13h30 às 17h30 – Direitos Humanos e Laicidade: enfrentamentos possíveis?
Coordenação: Neuza Guareschi (UFRGS/E-politcs)
Carolina dos Reis: Psicóloga, doutoranda em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, integrante do Núcleo E-politcs e doutoranda em Ciências Políticas pelo Centre de Étude de la Vie Politique da Université Libre de Bruxelles.
Veridiana Machado: Bióloga, pós-graduanda em saúde do trabalhador no Instituto de Psicologia Social e Institucional da UFRGS, educadora social no Abrigo Municipal Bom Jesus da Fundação de Assistência Social e Cidadania.
Luiz Eduardo Berni: Psicólogo, mestre em Ciências da Religião pela PUCSP e Doutor em Psicologia pela USP. Pesquisador sênior da Universidade Rose-Croix Internacional Núcleo São Paulo. Conselheiro do CRPSP, coordenador do Projeto DIVERPSI – Diversidade Epistemológica, Laicidade e Saberes Tradicionais do CRPSP.