Sexta, 21 de outubro de 2016

Horário: das 9h às 18h

Local: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - auditório do Bloco G, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Evento gratuito

Inscrições

Adicionar ao Google Calendar

Os laboratórios Chronos e Sucor da Universidade de São Paulo promovem a nona edição da Jornada anual de Psicologia da Saúde, Psicossomática e Psico-Oncologia.

Este evento cumpre com o objetivo de apresentar e divulgar a produção científica destes laboratórios à comunidade, bem como promover conhecimento em Psicologia da Saúde, em uma perspectiva da prática clínica, ampliando o debate acerca das questões biopsicossociais que envolvem os processos de saúde-doença. Tem como públicos-alvo profissionais e acadêmicos, nos níveis de graduação e pós-graduação, da área da saúde.

Este ano, as temáticas principais a serem discutidas serão dor crônica e mecanismos de enfrentamento, que serão apresentadas e debatidas com profissionais convidados especialistas em prática clínica e em pesquisa na área, além de integrantes dos laboratórios.

Programação

8h30
Credenciamento

9h
Abertura
Profª. Drª. Elisa Maria Parahyba Campos – IP/USP
Prof. Dr. Avelino Luiz Rodrigues – IP/USP

9h30 – Conferência: “Enfrentamento: Novas demandas e antigos desafios
Prof. Ms. Danilo Augusto Mendoza Faleiros – Psicólogo, Psico-oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

10h45 – Intervalo

11h – Apresentação de Caso Clínico: “Estratégias de enfrentamento em pacientes com câncer colorretal
Profª. Mercia Aparecida Pereira de Andrade Scarton – Psicóloga, membro do Laboratório Chronos, Mestranda em Psicologia Clínica pelo IP/USP
Comentarista: Prof. Ms. Danilo Augusto Mendoza Faleiros

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Conferência: “Panorama geral da dor
Profª. Nathália Augusta de Almeida – Psicóloga Hospitalar, Mestranda em Psicologia Clínica pelo IP/USP; membro do Laboratório SuCor, Prof. Ms. João Paulo Correia Lima – Psicólogo, Doutorando em Neurociências pelo IP/USP; membro do Laboratório Sucor

14h30 – Apresentação de Caso Clínico: “Obstáculos para adesão ao tratamento de dor lombar crônica
Profª. Ms. Barbara Subtil de Paula Magalhães – Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo IP/USP, membro do Laboratório SuCor
Comentarista: Profª. Drª. Dirce Maria Navas Perissinotti – Psicóloga, Mestre em Fisiopatologia Experimental e Doutora em Neurologia, ambos pela Faculdade de Medicina da USP, Pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP; membro do Laboratório SuCor.

15h30 – Intervalo

16h – Mesa redonda: “Adesão ao tratamento de pacientes com dor
Prof. Dr. José Oswaldo de Oliveira Jr. – Médico, Doutor pela Faculdade de Medicina da USP, Especialista em Neurocirurgia, Diretor do Departamento Central de Dor do Hospital A. C. Camargo e Diretor da Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor
Profª. Ms. Eliana Nogueira do Vale – Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pelo IP/USP, Doutoranda em Neurociências pelo IP/USP; membro do Laboratório SuCor.
Mediador: Prof. Dr. Avelino Luiz Rodrigues – Médico; Professor Doutor do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e Núcleo de Neurociências IPUSP, Coordenador do Laboratório de Pesquisa Sujeito e Corpo (SuCor) do IP/USP; Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Práticas Clínicas em Psicossomática.

17h30 – Encerramento

Certificado enviado por e-mail após o evento

Este evento é organizado por você?