Quarta, 17 de agosto de 2016

Horário: das 16 às 18hs

Transmissão online

Adicionar ao Google Calendar

O campo da Psicoterapia e suas relações com a prática privada, políticas públicas e ensino são tema de debate online do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O debate foi pensado em razão da ampliação do campo da Psicoterapia, que partiu do âmbito do privado, no sentido do tratamento de sintomas psíquicos e físicos e da busca de compreensão da origem do sofrimento humano e se desenvolveu para uma variedade de práticas que envolvem o comportamento, o corpo e as relações familiares.

“Para além das diversas linhas de Psicoterapia, buscamos discutir o campo em que ela se inscreve: no trabalho privado (nos consultórios), na saúde pública e no ensino (graduação e pós-graduação). Vamos discutir a diversidade e as implicações das práticas nesses eixos e também o balizamento ético necessário para que a Psicoterapia seja um instrumento técnico em permanente discussão frente às demandas atuais que, muitas vezes, confundem o campo da psicoterapia enquanto tratamento e pesquisa em práticas religiosas e curativas”, afirma a psicóloga e psicanalista Bárbara Conte, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madrid, membro do Coletivo Ampliado do CFP e da Comissão de Direitos Humanos da autarquia.

Conte foi a mediadora da mesa, que formada também por Claudia Perrone, professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria e da Pós-Graduação em Psicologia da UFSM, e Tatiane Reis Vianna, Psicóloga, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa).

Veja o vídeo do debate:

Este evento é organizado por você?