Na quarta-feira, 24/08, às 18h, o CRPRS promove o debate “De braços abertos: disputando um projeto em defesa da vida”. O objetivo da atividade é discutir sobre experiências exitosas no cuidado em liberdade de pessoas com uso prejudicial de drogas.

A atividade será promovida pela Comissão de Políticas Públicas e contará com a participação de Lumena Furtado, mestre em Saúde Pública pela USP e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, e de representante da Equipe Pintando Saúde – Consultório na Rua do Grupo Hospitalar Conceição. Lumena, que tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública e atualmente está cedida à Faculdade de Saúde Pública da USP, irá falar sobr o programa “De Braços Abertos”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

A Política Nacional de Saúde Mental para atenção às pessoas com uso problemático de drogas tem como princípio a redução de danos e o cuidado em liberdade. “Compartilhar experiências exitosas – como a desenvolvida pelo município de São Paulo – pode auxiliar os/as profissionais a construírem estratégias em outros locais de trabalho. Esse tema se torna ainda mais imperativo diante da realidade de nosso estado onde, cada vez mais, torna-se evidente o investimento em serviços fechados, de modelos manicomiais e que resultam na violação de direitos, na privação de liberdade e até na morte de pacientes”, explica a conselheira Alexandra Ximendes, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRPRS.