De 12 a 15 de setembro de 2016

Horário: das 19 às 20:30

Local: EFEN - Rua Teresa Guimarães 67, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

Evento gratuito

Email para inscrições: orgonomia.efen@gmail.com

Adicionar ao Google Calendar

A Escola Pós Reichiana Federico Navarro promove em setembro seu Ciclo Semestral de Palestras gratuitas.

Neste ciclo haverá discussões sobre temas como paternidade,  fascismo e machismo, além da relação mente-corpo, o que nos ajuda a ver aquilo “que é da ordem do social” por uma ótica muito mais próxima, profunda e sensível.

E para os que se interessarem em ir mais à fundo no tema do fascismo na visão reichiana, a partir do dia 21 de setembro a escola irá promover o curso Psicologia Política de Wilhelm Reich.

12 de setembro de 2016: Alice Paiva
A psicologia política de Wilhelm Reich – os micro-fascismos
O pensamento reichiano é eminentemente político, como afirma Federico Navarro. Mesmo as pessoas com as melhores intenções são capazes de cometer, de forma inconsciente, pequenos atos de fascismo no cotidiano. Nessa palestra vamos buscar compreender melhor a relação da clínica com a micropolítica das relações humanas considerando o fascismo como uma atitude emocional perturbada por uma repressão social da qual somos todos sujeitos e contra a qual podemos lutar.

13 de setembro de 2016: Isa Kaplan
Será que devo? – a repressão no cotidiano feminino
Será que devo?”: esse questionamento traduz as inseguranças comumente produzidas no corpo da mulher desde a infância, em diversos níveis e aspectos. Para a mulher, entrar em contato com os próprios desejos, assumi-los e expressá-los é processo que passa por dificuldades e entraves que devem ser conscientizados individual e socialmente.

14 de setembro de 2016: José Vicente Carnero
O que as plantas podem nos ensinar sobre a relação mente-corpo
Apesar do tema plantas medicinais e terapia reichiana não aparecer como uma associação imediata, o trabalho não alopático com as plantas pode ser uma forma muito interessante de autoconhecimento, autoobservação e contato com a natureza. A maneira como desenvolvem suas potencialidades equilibrantes e as formas de uso pelas pessoas, demonstram ser muito afins ao pensamento reichiano.

15 de setembro de 2016: João Geszti
Ser pai: o cuidar pode ser prazeroso?
Nesta palestra, buscaremos trazer um olhar reichiano sobre o papel do pai. Cuidar, pode não apenas trazer benefícios para os filhos, como também para o pai que cuida. Discutiremos os benefícios, os desafios e os alertas relativos ao papel do pai em relação ao cuidado dos filhos

Este evento é organizado por você?