Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Nacional de Psicologia na Educação, que será realizado em Campinas (SP), nos dias 12 e 13 de agosto. O evento é voltado a estudantes e profissionais da área e oferece 300 vagas.

Com o tema “Psicologia Escolar: que fazer é esse?”, o Seminário é organizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), com apoio da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). A inscrição é gratuita e vinculada à doação de dois quilos de alimentos a instituição não governamental que atue no atendimento de crianças e adolescentes. Veja a programação.

Participam 25 pesquisadoras (es) convidadas (os), entre professores da PUC, membros do grupo de trabalho sobre o tema da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) e da Comissão de Psicologia na Educação (PsinaEd) do CFP.

Três eixos norteiam a programação: “Psicologia na Educação: Exercício Profissional”, “Psicologia na Educação e Formação Profissional”; e “Políticas de Inserção da Psicologia no Campo Educacional”. Dez oficinas tratarão de subtemas:

  1. Educação Infantil
  2. Ensino Fundamental
  3. Ensino Médio
  4. Ensino Superior
  5. Educação Especial
  6. Educação Étnico-Racial
  7. Educação de Jovens e Adultos
  8. Educação Profissional
  9. Educação no Campo
  10. Educação Indígena

Inserção

O encontro nacional tem como principal objetivo discutir a inserção profissional das (os) psicólogas (os) no campo da Educação. O assunto foi tema de debate online do CFP no dia 1º, “A Psicologia e o Custo Aluno-Qualidade (CAQ)” .

Os convidados, José Marcelino de Rezende Pinto e Vanuza Sales, abordaram o financiamento da educação no Brasil e o trabalho da (o) psicóloga (os) escolar diante das estratégias da do Plano Nacional de Educação (PNE). A mediação foi de Ariadyne Luz.

Comprovante

Ao fazer a doação de alimento à ONG que escolher, a (o) participante deve pedir um recibo, a ser encaminhado por e-mail para psinaed@cfp.org.br.