O núcleo Manaus da Abrapso promove em setembro seu primeiro encontro local com o tema “Saberes e Fazeres da Psicologia Social no Amazonas”.

O núcleo Manaus da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) foi fundado em 2011 e, desde então, vem articulando espaços propositivos e de reflexão no âmbito da Psicologia Social no contexto amazônico. O núcleo é uma organização civil, política, sem fins lucrativos, que tem por objetivo agregar estudantes, profissionais e pesquisadores de Psicologia Social para promover o diálogo entre as pesquisas, as produções teóricas e metodológicas com perspectiva crítica, as questões emergentes da região amazônica. Visa, desta maneira, contribuir com a transformação da realidade local.

Propomos a realização do I Encontro Local do Núcleo Manaus da ABRAPSO, com temas relacionados ao trabalho do psicólogo nas políticas públicas, nos contextos urbanos e não urbanos, promovendo aproximações da Psicologia Social com movimentos sociais locais. A metodologia proposta será baseada em grupos de trabalho (GTs), um dispositivo político de valorização e criação de espaços, de encontro de vozes, com seus efeitos de circularidade, diálogo, democracia, autonomia e co-gestão. O objetivo do encontro é produzir espaços de interlocução entre estudantes, profissionais, pesquisadores e os movimentos sociais da cidade de Manaus, com vistas a promover diálogos entre a Psicologia Social e as suas diversas áreas de atuação.